Games Independentes... - David de Oliveira Lemes, Ph.D.
David de Oliveira Lemes, Ph.D.

Games Independentes…

Seguindo a batalha para finalizar a minha dissertação de mestrado, publico aqui um novo índice provisório. Meu grande orientador, o Prof. Dr. Luiz Carlos Petry, fez uma observação muito interessante. Este índice dá um bom livro, mas está muito grande para uma dissertação de mestrado. Concordo com ele e neste exato momento estou remodelando o índice.

Publico abaixo o índice que um dia pode virar um livro. Por enquanto, o título da dissertação é: GAMES INDEPENDENTES.

1 – Introdução: vamos jogar?

2 – O game e a cena independente
2.1 – O game independente
2.2 – A possibilidade do único autor
2.3 – Cinema, música, quadrinhos e games independentes
2.4 – Caminhos possíveis de distribuição via internet

3 – Criação de jogos digitais
3.1 – Uma idéia na cabeça e um mouse na mão
3.2 – Rascunhos e organização de idéias
3.3 – Argumento: o que um bom jogo tem que contar
3.4 – Modelos de personagens
3.5 – Mecânica de jogo e seus gêneros
3.6 – Narratologia e ludologia: influências do enredo digital
3.7 – Metodologia de criação

4 – Planejamento de jogos digitais
4.1 – Game design e gerenciamento de projetos
4.2 – Criação e design de personagens
4.3 – Níveis: progressão e dificuldades
4.4 – Roteiro: formatando a narrativa

5 – Desenvolvimento de jogos digitais
5.1 – Definição da linguagem de programação
5.2 – Design de interfaces para games
5.3 – Modelagem 3D: personagens, objetos e arquitetura
5.4 – Produção de imagens 2D: texturas e similares
5.5 – Produção de ambientação sonora
5.6 – Motor de jogo: engines e suas funcionalidades
5.7 – Criação de mundos digitais
5.8 – Jogos 2D
5.9 – Diversidade de plataformas

6 – Conclusão

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