Qual é o impacto da inteligência artificial na educação?

inteligência artificial na educação

O impacto positivo do uso da tecnologia na educação tem sido um assunto importante a ser debatido, bem como os benefícios destes recursos nos dias atuais. Hoje vamos abordar uma outra vertente significativa quando falamos sobre tecnologia e ensino: inteligência artificial.

Pode parecer ficção, mas a inteligência artificial já é realidade há algum tempo e está sendo implementada na área da educação. Vamos discutir qual o impacto, o conceito da I.A. para aprendizagem e a necessidade de se adaptar a essa nova realidade.

A inteligência artificial é uma área da computação que conta com muitas definições. E de forma geral, pode ser definida como sistemas de computador que possibilitam a realização de tarefas antes feitas por nós seres humanos. A I.A., como é conhecida, faz uma simulação do nosso raciocínio e percepção na hora de tomada de decisões e resolução de problemas.

Toda essa revolução tecnológica tem impacto também na educação. Os softwares desenvolvidos para ensino têm revolucionado o setor e as áreas beneficiadas vão da gestão até o aprendizado em si.

O grande impacto para o aluno é a viabilidade de trilhas de aprendizagem individuais, que possibilitam ao estudante uma experiência única e personalizada atendendo as necessidades de cada um.

Os softwares são capazes de identificar quais os pontos precisam ser trabalhados pelo estudante e dão um direcionamento de conteúdo de acordo com o que foi identificado. Além desse direcionamento, outro benefício é o acompanhamento constante do processo de aprendizagem.

A I.A. também pode auxiliar na identificação de situações mais sérias no processo de ensino como a dislexia e o autismo.

Ensinar já não é a mesma coisa quando se implementa inteligência artificial. Os professores ampliam suas competências e habilidades, e é possível com a I.A. maior precisão e rapidez na execução de tarefas.

Já sabemos como o envolvimento do aluno com o ensino se torna muito mais atrativo quando é usado a tecnologia, uma vez que isso já é a realidade em sua vida em diversas áreas, e com a inteligência artificial não é diferente. O processo de aprendizagem se torna algo muito mais dinâmico, o aluno consegue potencializar suas habilidades, uma vez que o ensino é feito de maneira individualizada.

No Brasil uma parceria entre dois pesquisadores tem ganhado cada vez mais espaço. Se você já leu sobre inteligência artificial na educação ou pesquisa sobre, certamente já ouviu os nomes de Seiji Isotani da Universidade de São Paulo (USP) e Ig Ibert Bittencourt Santana Pinto, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). A parceria que começou em 2007 nos Estados Unidos, onde eles eram representantes brasileiros da International Conference in Artificial Intelligence in Education, evento renomado que reúne nomes do mundo todo ligados a I.A. na educação.

Recentemente eles foram convidados pelo Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB) para produzir um material sobre inteligência artificial na educação, você pode acessá-lo por este link e fazer o download.

Para se ter noção de que esta não é uma realidade futurista, no Brasil já existe uma instituição de ensino que tem um professor 24 horas para tirar dúvidas dos alunos e ajudá-los nos estudos: a Saint Paul Escola de Negócios. Ela foi a pioneira na implementação dessa tecnologia.

Outro ponto importante é que a PUC-SP possui um Bacharelado em Ciência de Dados e Inteligência Artificial. Além disso, o Prof. Diogo Cortiz criou um curso gratuito chamado Inteligência Artificial para Todos e você pode conferir tudo no YouTube.

Além disso, o Colégio FECAP conta com um Curso Técnico de Inteligência Artificial que visa capacitar o aluno para desenvolver algoritmos que simulam a inteligência humana na forma de analisar dados, na busca de soluções e tomada de decisões que produzam melhorias de acordo com a especificidade e necessidade de cada cenário.

Curiosidade a IA: o termo Inteligência Artificial surgiu há mais de 60 anos. O responsável por isso foi o cientista da computação norte-americano John McCarthy.

Como você pode ver a salas de aula inovadoras já são realidade e é preciso entender que essa revolução na educação já começou e se adaptar as tecnologias que podem ajudar tanto no processo de aprendizagem cada vez mais assertivo e personalizado.

A inteligência artificial está aí para ser mais uma maneira de romper barreiras da educação. E você o que acha da I.A.? Isso já é realidade na sua vida de alguma forma? Compartilhe comentando o que você pensa sobre o assunto!

2 comentários em “Qual é o impacto da inteligência artificial na educação?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *