Conheça o project based learning ou aprendizagem baseada em projetos

aprendizagem baseada em projetos

Quando o assunto é metodologias ativas de ensino, sem dúvidas o conceito project based learning ou como é conhecido em português aprendizagem baseada em projetos é uma possível nova realidade para educação.   

O mundo está em constante evolução, vemos mudanças acontecendo em diferentes setores o tempo todo, e adaptar o processo de ensino para que ele atenda e caminhe junto a essas mudanças é um grande desafio aos educadores.   

aprendizagem baseada em projetos coloca em foco uma diferente forma de trabalhar as questões e ensinar por meio dessa ferramenta. Vamos entender o que é e como funciona essa metodologia e quais são seus principais benefícios.   

Esta forma inovadora de ensinar é focada em adquirir conhecimento por meio de resolução de problemas, situações. Com esse conceito é possível misturar alguns princípios essenciais à educação: teoria e prática.  

Neste modelo o aprendizado se torna mais dinâmico e real ao aluno, pois tudo acontece de forma simultânea, isto é, ao mesmo que ele constrói as bases teóricas, os testes também são feitos.  

Na prática a aprendizagem baseada em projetos coloca a figura do professor, assim como em outras de metodologias ativas de ensino, como um guia que no processo de aprendizagem. As situações apresentadas, normalmente são relacionadas aos problemas dos cotidianos, e a partir desta situação-problema os alunos trabalham para chegar a uma solução, e assim aprendem simultaneamente diversas disciplinas.  

Para ser mais claro, vamos um a exemplo: o desmatamento é um problema mundial e faz parte da vida dos alunos, eles escutam e veem o tempo todo sobre isso. Ao propor que tragam uma solução, eles são apresentados de maneira mais profunda sobre o tema, além de aprenderem sobre a questão em si, podem entender outros diversos aspectos e relacionar com as disciplinas como, biologia, geografia, e outras que sejam pertinentes ao debate.  

Como implementar aprendizagem baseada em projetos?

1. Pense numa questão desafiadora sem resposta

Esta é a base da aprendizagem baseada em projetos. O desafio é o que vai mover o aluno a vivenciar essa metodologia como algo interessante. Ele precisa querer resolver o problema apresentado. Portanto, antes de levar a sala de aula o docente deve pensar qual problema será apresentado e precisa de resolver, que desafio pode ser criado em cima da questão, criando valor ao aluno e quais serão os questionamentos que podem ser levantados para levá-los a uma solução.

2. O que os alunos vão aprender

Tão importante como a qual será a questão que levará ao aprendizado, é o que os alunos vão aprender durante o processo. É preciso propor um desafio que englobe mais de uma área de aprendizado para que o desenvolvimento da metodologia seja efetivo e estimule o aluno. Por exemplo, o professor leva a sala de aula a questão da reciclagem, o que pode ser aprendido diante disso? Quais as áreas de ensino vão ser desenvolvidas ao trabalhar neste projeto? O processo precisa também de objetivo definido para que ao final os alunos tenham uma solução prática para a problemática levantada. Isso deve ser algo mais livre, mas é preciso estipular tempo e prazos para a resolução do projeto.

Além disso, vale ressaltar que o professor neste momento não deve ficar só aguardando a apresentação da resolução, mas precisa estar a postos para dar orientações necessárias e tirar dúvidas que possam surgir no percurso.

O aluno precisa estar munido de todas as informações, entender a fundo a questão debatida para aí sim encontrarem uma solução.

3. Quais serão as habilidades desenvolvidas

Um dos principais pontos positivos do método projetc based learning é poder envolver na mesma atividade o aprendizado de mais de uma área do conhecimento, mas não só isso, este conceito propõe o desenvolvimento de habilidades. Os alunos podem trabalhar a relação interpessoal, colaboração, raciocínio lógico, comunicação criatividade, entre outras. Ao propor esse desafio, este aspecto também deve ser levado em consideração antes da criação da temática.

O momento de apresentação conclui a aprendizagem baseada em projetos, mas o aprendizado acontece durante toda a jornada do aluno. Ele sentirá o protagonismo ao aprender e isso estimula a vontade de querer adquirir mais conhecimento. Sem contar o dinamismo que esse tipo de educação traz para sala de aula, tudo isso aproxima o aluno do professor, e faz com que o que ele está aprendendo seja mais real.

É importante dar um feedback aos alunos, mas pedir que eles falem também o que acharam da experiência. Isso é importante para nortear o professor nas próximas atividades. Você conhece também a sala de aula invertida?

Agora que você conheceu um pouco mais sobre a aprendizagem baseada em projetos, qual sua opinião sobre essa metodologia?

Já usou alguma vez em suas aulas? Compartilhe sua opinião nos comentários.

Um comentário em “Conheça o project based learning ou aprendizagem baseada em projetos”

Deixe seu comentário