Há alguns meses (não muitos) eu concedi uma breve entrevista por e-mail para o blog da Taxi Labs. Hoje voltei lá para pegar o link e o conteúdo sumiu. O pessoal deve ter atualizado o site, instalado um WordPress novo e mataram o conteúdo antigo. Tudo bem, reproduzo aqui o que disse lá.
O título que deram ao post era assim:
Dolemes, pioneiro em blog de games no Brasil
As perguntas, que foram feitas na ocasião por Pedro Araújo, seguem relacionadas abaixo jutamente com as minhas respostas.
1 – Como foi a criação do GameReporter? O que te levou a criar um blog sobre o assunto e sustentá-lo durante anos? Conte-nos detalhes de suas criações na internet.
O GameReporter nasceu quando eu era o editor do AOL Games, o portal de games da AOL no Brasil. Eu trabalhei com games na AOL de 1999 até 2006. Com o fechamento da empresa no Brasil, o nascimento do GameReporter foi quase que natural, tendo em vista que eu não queria parar o trabalho que vinha fazendo. Eu criei o blog e continuo mantendo-o até hoje pois gosto muito e estudo academicamente o assunto, ou seja, games.
2 – Como você relaciona games com jornalismo? Como surgiu teu gosto pela área?
Games é mais uma área do jornalismo, assim como o jornalismo esportivo, econômico, cultural… e o jornalismo está diretamente relacionado com games quando o assunto é notícias sobre o meio, análises e críticas. O crítico de games será comparado ao crítico de cinema no futuro.
A indústria brasileira de games está em pleno desenvolvimento. Existe ainda muitas conquistas para quem se aventura a trabalhar com games no Brasil, mas existem também muitos casos de sucesso, como a TechFront, Aquiris, TecToy Digital… o lado bom de tudo isso é que as grandes empresas já começaram a colocar o pé no Brasil, como é o caso da Ubisoft. Creio que nos falta ainda um amadurecimento do mercado… mas estamos caminhando bem. Hoje já existem diversos cursos de graduação em games e tenho plena certeza que é na universidade que nascerão muitas coisas boas.
4 – Pra encerrar: além de blogueiro, jornalista e gamer, você também é ilustrador. Qual é a arte conceitual que você mais gosta nos games?
Eu gosto de design e arte como um todo. Também sou professor universitário e leciono no curso de Jogos Digitais da PUC-SP. Eu sou muito fã o concept art game God of War. É verdadeiramente uma obra de arte.
Dolemes, entrei em contato com a equipe da Taxi Labs. Em breve, o conteúdo do site deve voltar ao ar.
Grande abraço.
Você fez alguns bons pontos lá. Eu fiz uma pesquisa sobre o tema e encontrei a maioria das pessoas vai concordar.