Aprender sempre: plataforma de atividades educacionais

Aprender Sempre

Em tempos da pandemia do coronavírus, formas de como manter a educação e o processo de aprendizagem ativos e contínuos tem sido debate constante por aqui.

Hoje não será diferente, como o próprio título entrega, existe uma necessidade de continuar a aprender sempre. E isso não para nem mesmo em tempos de pandemia. A grande questão é o quanto tem sido desafiador este processo para gestores da área da educação, professores, e claro estudantes e suas famílias.

Segundo relatório Education at a Glance da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) publicado no último mês de setembro, o tempo de fechamento de escolas devido a pandemia já é maior no Brasil do que a média dos país ricos.  

E este tempo parado das escolas terá impacto inclusive na economia global de acordo com o mesmo estudo. Além disso, o documento ainda aponta que a interrupção das aulas pode estar diretamente relacionada com: acúmulo de perda de habilidades e o reflexo na produtividade. Infelizmente este impacto negativo causado pelo coronavírus e a parada das escolas e universidades, será sentido por décadas.

No nosso país a volta às aulas tem sido assunto de muitos debates acalorados envolvendo governos, sindicatos de trabalhadores e Ministério Público a grande questão é chegar a um consenso.

Aprender sempre

E em meio a este cenário tão desafiador surgiu a plataforma Aprendendo Sempre. Ela é uma iniciativa conjunta de organizações sociais que tem o objetivo de apoiar os gestores da educação, professores e famílias, para garantir que estudantes continuem se desenvolvendo na pandemia, ainda que com a suspensão das aulas.

A ideia da plataforma é promover atividades de educação que permitam a todos aprender sempre e com qualidade.  No Aprendendo Sempre é possível encontrar uma curadoria de conteúdos e soluções gratuitos para apoiar todos envolvidos no setor da educação.

O Aprendendo Sempre é formado por 20 organizações sociais que estão juntos semanalmente desde o início do isolamento social, para ajudar a promover soluções e insumos para que o processo de aprendizagem dos brasileiros não pare até que tudo se normalize.

Todo conteúdo oferecido pela plataforma é construído de maneira coletiva, possibilitando atender diferentes demandas com indicações de conteúdos pedagógicos alinhados a Base Nacional Comum Curricular, documento que aponta aprendizagens essenciais para os estudantes brasileiros.

Sem contar a ajuda com a parte da tecnologia, que vem viabilizando o processo de aulas. Suporte para promoção de uma experiência saudável, e significativa para os alunos.

Um importante passo também da coalização é a negociação com empresas da área de telecomunicação para conseguir a isenção de cobrança de acesso à internet e aplicativos educacionais.

Você já conhecia a Aprendendo Sempre? Se sim, conte como tem sido sua experiência e compartilhe também os desafios da educação em tempos de pandemia. Caso não tenha acessado ainda, corre lá para conferir este rico material e comenta aqui o que achou da iniciativa.

Deixe seu comentário