Lifelong learning: você terá que estudar a vida toda

lifelong learning

A expressão em inglês determina algo que ouvimos muito: você terá que estudar sempre. Essa é uma realidade que ninguém poderá fugir. Se você almeja conquistar sucesso e bons resultados com o que faz, o caminho certamente será esse: estudar a vida toda. Vamos falar sobre o conceito de lifelong learning, como fazer isso de maneira efetiva, e a importância desse processo de educação continuada. 

O que é lifelong learning e como isso impacta na minha carreira?

Se o mundo em que vivemos muda constantemente, a nossa adaptabilidade a ele deve andar no mesmo ritmo, certo? É isso que estamos falando sobre o investimento na educação continuada. Neste artigo debatemos a importância sobre o uso da tecnologia no processo de educação, como o processo de aprendizagem vem mudando com o tempo e isso diz respeito ao lifelong learning. 

O lifelong learning prevê que você deve se manter constantemente atualizado, isto é, estudando e lapidando cada dia mais seu potencial. O mercado exige cada vez mais habilidades e competências. Para ser um bom profissional você precisa entender além da sua área específica. O que antes considerávamos fórmula ideal para conquistar boas posições na carreira desejada, já não é mais o suficiente. 

Você deve entender e aplicar o conceito de educação continuada pensando em um projeto a longo prazo, que alcançará resultados no percurso. E mais, entender que a busca do conhecimento não se limita apenas a sala de aula. Para se manter competitivo no mercado, você deve ir além do diploma da graduação.

Como incorporar o lifelong learning na minha vida?

Agora que você já entendeu a importância de manter-se sempre estudando e atualizado, vamos ao como fazer isso. Além da busca de aprendizado constante, é necessário que você encontre conteúdos/instituições que passarão um ensino de qualidade. 

Uma boa dica é procurar por profissionais e centros educacionais reconhecidos no mercado. Opte por uma educação continuada que seja oferecida por alguém que esteja atuante no mercado ou na área acadêmica e traga essa realidade para o seu dia a dia. 

O aprendizado pode vir de cursos de pós-graduação, cursos de extensão, cursos livres, eventos relacionados a sua área, que mostrem não só como as coisas estão sendo feitas, mas quais são as tendências. Participe de eventos que contemplam temas do seu interesse e não só no que você atua agora, mas o que entende que pode ser seu futuro como carreira.

Além disso, busque seguir conteúdos de profissionais renomados da sua área, que te ajudem a manter constantemente atualizados. Aproveite toda oportunidade possível de networking, eventos como esses, reúne muitas pessoas com mesmo objetivo: aprender e levar para casa um diferencial, troque com essas pessoas. Isso sempre renderá bons frutos.

Outra coisa importante de dizer é que o lifelong learning é válido para qualquer idade. Se você está lendo este artigo e pensou, poxa isso não é para mim, está muito enganado. Afinal, você está lendo esse texto justamente em busca de novos meios de aprender. 

Não se limite somente a sua área de atuação, temas novos podem te fazer enxergar inclusive sua carreira de maneira diferente. Uma nova forma de conduzir algo, uma nova possibilidade a ser explorada. Vá além, busque por conhecimentos profissionais e pessoais. 

Principais sites para iniciar sua educação continuada já!

As possibilidades para investir em lifelong learning são muitas, entre elas vários sites reconhecidos que tornam tudo mais prático na hora de aprender. Sem contar que muitos deles oferecem cursos e conteúdos gratuitos, você não tem mais motivos para adiar esta mudança. Listamos alguns sites para você começar já a investir em sua educação. Veja só.

1. Coursera 
A plataforma já é bastante conhecida e traz um diferencial no seu ensino, as parcerias com universidades do mundo todo possibilitam oferecer cursos de qualidade em áreas distintas da educação. Possui cursos baratos e alguns gratuitos. 

2. EDX
Na EDX você tem acesso a mais de 2.500 cursos online de 140 instituições diferentes. Nesta plataforma é possível de cara escolher qual área você deseja estudar. 

3. Khan Academy
Esta já é uma plataforma com cursos com foco em ensino formal como matemática, biologia, história etc. Seus cursos são todos gratuitos, pois a missão da Khan é trazer a educação para todos. Você encontra conteúdos em textos e vídeos. 

4. Udemy 
Em constante crescimento a Udemy oferece cursos em português e com legenda para cursos em outras línguas. Seus preços são acessíveis e você encontra de tudo um pouco em relação a temas.

5. Veduca 
Na Veduca você encontra desde cursos de MBA a cursos livres. Considerada uma plataforma muito completa também oferta cursos em diferentes áreas. O viés é mais acadêmico e os cursos são oferecidos em parceria com grandes universidades como USP, Harvard, MIT. 

Além dessas top 5 plataformas de ensino que listamos, podemos falar de outras bastante populares como Codecademy, Alura, Udacity e tantas outras. Como você pode ver existe um mundo de possiblidades a sua frente. Comece a estudar e mantenha esse hábito de forma contínua em sua vida. 

Gostaria de compartilhar uma experiência sobre como a lifelong learning impactou sua carreira? Caso queira, não deixe de comentar este post.

2 comentários em “Lifelong learning: você terá que estudar a vida toda”

Deixe seu comentário