Saiba por que entender sobre programação é um diferencial da infância a sua carreira profissional

programação
programação


Se essas linhas acima parecem uma linguagem futurista para você, saiba que a programação é uma realidade atual e se adaptar a ela é algo essencial para os dias de hoje. Nossa relação com a tecnologia tem aumentado cada vez mais e o mundo puramente analógico provavelmente não irá voltar. Entender e conhecer programação de computadores pode ser um diferencial de peso no seu currículo.  

E não é muito difícil entender o porquê da importância da programação para nossas vidas, afinal entender sobre essa área é saber como funcionam os computadores, softwares, aplicativos e outras tecnologias que usamos diariamente.

Programar significa entender e manipular uma linguagem de programação para funcionar em um computador. E como qualquer outra linguagem que aprendemos, ela possui regras e procedimentos para que a comunicação seja efetiva. Em um aprendizado de um idioma tradicional, aprendemos como fazer isso com um interlocutor, a diferença é que na programação você fará isso com algo artificial, ou seja, uma máquina. Estes procedimentos de funcionamento são chamados de algoritmos.

Assim como um idioma, a programação tem regras para serem aprendidas, e quanto antes esse processo de ensino começar, melhor. Por isso você vai ver como é importante o contato com uma linguagem de programação desde cedo e como isso pode trazer grandes benefícios.

Programação para crianças

O mundo dos pequenos de hoje é envolvido em muita tecnologia e normalmente os jogos digitais também estão muito presentes. Quando uma criança é apresentada ao aprendizado de programação, ela não só entende como eles funcionam, o que torna tudo mais atrativo, como desenvolvem outras habilidades.

Raciocínio lógico – A criança irá aprender uma série de sequências, comandos, lógica de programação, algoritmos e todos estes elementos interligados fazem com que um programa funcione. Todo esse mecanismo irá desenvolver mais o raciocínio lógico, que podem auxiliar inclusive na hora do aprendizado da base curricular básica, como no caso de matemática.

Trabalho em equipe – Sim, a programação também pode auxiliar no desenvolvimento de habilidades sociais, pois estimula você buscar soluções em conjunto e a necessidade de se comunicar.

Criatividade – Com as situações desafiadoras que as crianças terão contato, eles precisam inovar para chegarem a soluções, portanto, precisarão desenvolver a criatividade na hora de trabalhar com programação para encontrar novos caminhos.

Concentração – Ainda que de forma mais lúdica, a programação mesmo para as crianças, faz com que elas exercitem a concentração. Elas precisam estar totalmente concentradas para alcançar o que desejam.

Autoconfiança – Quando conseguir o resultado que ele batalhou para encontrar, a criança se sentirá mais confiante e estimulada a saber que é possível encontrar diferentes soluções em outras áreas da sua rotina.

Em alguns países do mundo essa cultura de implementar o ensino da programação já é bastante difundida, como é o caso da Inglaterra, onde o ensino de programação e robótica é obrigatório nas escolas. Na Austrália, as escolas já envolvem programação nas atividades desde o ensino primário.

No Brasil, algumas escolas já vêm implementado em sua grade disciplinas relacionadas. Outra opção são as escolas especializas na área para incentivar as crianças. Quando for escolher uma para seu filho, leve em consideração metodologia usada, se elas envolvem associação teórica e prática e claro, a reputação das instituições.

Existem algumas plataformas gratuitas e em português é o caso da Blocky Games, Scratch, Hora do código, e Code combat, são caminhos que podem ser o início para incentivo da aproximação das crianças com programação.

Diferencial para seu currículo

A importância e todas as habilidades desenvolvidas citadas acima para as crianças, valem também para você que está em busca de uma nova carreira ou até mesmo um diferencial atrativo para seu currículo.

Além do conhecimento em programação te fazer desenvolver todas essas habilidades listadas acima, ela pode aumentar também a sua empregabilidade. Você pode investir em uma carreira de programador ou não, apenas ter o conhecimento em programação já faz o profissional ter credibilidade na hora da contratação.

Países do mundo inteiro já falam sobre a importância de ter conhecimento em programação para áreas diversas. No Japão, por exemplo, a Rakuten empresa do setor de comércio eletrônico definiu que todos os novos colaboradores da empresa, independente da área em que atuam, vão ter que aprender a programar. E detalhe: a própria empresa vai ensinar.

Buscar conhecimento em programação, seja para atuar diretamente nessa área ou para ter um diferencial é algo considerado bastante competitivo para o mercado.

E quais linguagens de programação investir para este diferencial no mercado de trabalho? O site Olhar Digital divulgou uma lista das 20 linguagens mais populares atualmente. Segundo ranking da RedMonk, a linguagem Python vem ganhando espaço e popularidade, igualando sua pontuação com JavaScript.

De acordo com uma pesquisa do site de recrutamento indeed.com, 18% das vagas de emprego listam conhecimento em Python como pré-requisito. Além de JavaScript e Python, figuram entre as mais populares PHP e C#.

Sabendo que temos que estudar a vida toda, programar pode ser um diferencial para a sua vida profissional?

Deixe seu comentário