Eneagrama da personalidade

Eneagrama

Lá da época de colégio você deve lembrar da imagem do eneagrama, aquela figura geométrica de nove pontas. O eneagrama funciona como símbolo para muitas tradições, desde pensadores gregos Pitágoras e Platão e associado também algumas religiões.

A figura é composta por um círculo, um triângulo e uma hexade, e na sua lógica, mostra que o fim é sempre o início de um novo ciclo, talvez por isso esteja associada a tantas coisas. Nos anos 70 o médico psiquiatra Claudio Naranjo relacionou os tipos de eneagrama às características psiquiátricas que conhecia até então ele expandiu as descrições feitas por Oscar Ichazo, filósofo boliviano, que iniciou essa pesquisa e identificou o simbolismo a natureza humana. Nossa conversa hoje é sobre isso: o eneagrama da personalidade.

O que é o eneagrama da personalidade

O estudo do eneagrama levou a um sistema de tipologia organizado em três centros, são eles: instintivo, emocional e mental. Por meio dessa ferramenta que permite identificar perfis, é possível conhecer um pouco mais sobre quais são os pontos fortes de cada personalidade e onde é possível aplicar suas habilidades e talentos na realização de atividades.

Ao descobrir qual é o seu perfil de acordo com o eneagrama da personalidade você consegue aplicá-lo a sua vida e carreira para conquistar melhores resultados. A seguir as nove personalidades e suas características.

Tipo 1 – Perfeccionista – Pessoas que são mais focadas na ação. Sempre estão à frente e consideradas líderes nato. Muito corretas e se frustram quando alguém descumpre o combinado. É muito exigente consigo mesma. Em trabalhos normalmente estão ligados a áreas que o esforço possa ser mensurado, como financeiro, organização, métodos. São determinados, práticos e responsáveis. E as características negativas: hostis, irritados, teimosos.

Tipo 2 – Prestativo – São pessoas com um senso de percepção aguda em relação aos outros. Centradas na emoção e isso traz um uma sensação de autossuficiência. Na área profissional se dão bem em vagas ligadas a vendas, RH. São capazes de despertar nas pessoas vontade de se envolver.  Carismáticos, envolventes e dispostos. Por outro lado, são e prepotentes algo a se trabalhar.

Tipo 3 – O bem-sucedido – Preocupados com a imagem, centradas na ação e planejamento e visam reconhecimento. São motivadores. Na vida profissional se dão bem em áreas que possibilitam crescimento. Têm alta capacidade de sintetizar ideias. Suas características negativas são baixa autoestima e manipuladores.

Tipo 4 – O melancólico – São instáveis e sensíveis ao ambiente que estão. Porém são criativos e terão sucesso se trabalharem em áreas que envolvam isso e onde possam expressar sua originalidade. Precisam trabalhar sua tristeza e seu lado crítico, para não atrapalhar seu caminho.

Tipo 5 – O observador – Extremamente racionais, têm curiosidade por entender as coisas. Como são analíticos terão sucesso em sua carreira em áreas como engenharia, informática. Tem dificuldade na hora da ação, lado a melhorar.

Tipo 6 – O questionador – Primeiro precisa entender o porquê do que está fazendo. Depois que entendem vão até o fim. Trabalham bem com gerência de pessoas, procedimentos, produção. Consegue perceber os riscos e tem habilidade com processos. Precisa ficar atento com sua rigidez.

Tipo 7 – O sonhador – Lidam com várias coisas ao mesmo tempo. São divertidos, se adaptam a pessoas e situações. Profissionalmente ligado a áreas que não exijam rotina e que tenha liberdade para trabalhar. Como são fantasiosos, as vezes precisam colocar o pé no chão em busca de estabilidade.

Tipo 8 – O confrontador – Não se permite falhar, tem facilidade de mandar e liderar. Em contrapartida são irritados. Estão normalmente ligados a posição de liderança em empresas. Precisam aprender a ouvir e serem menos agressivos.

Tipo 9 – O preservacionista – Prioriza o bem comum, tem atitude mediadora e com coração gigante. No trabalho se dão bem com atividades a longo prazo, pois são resistentes a mudanças. Áreas administrativas são um caminho. Precisam estar atentos a sua insegurança.

Gostou de saber mais sobre o eneagrama da personalidade? Se identificou com alguma? Acredita que isso realmente possa influenciar? Compartilhe sua opinião nos comentários. E não deixe de ler sobre habilidades cognitivas.

Deixe seu comentário