Habilidades cognitivas: saiba o que são e como elas impactam na sua vida e carreira

habilidades cognitivas

Você certamente já se deparou com essa expressão em algum momento da vida: habilidades cognitivas. Já ouviu que trabalhar e desenvolvê-las é importante. Mas afinal, você sabe o que é habilidade cognitiva? Para que serve? Por que ela pode ser tão importante para sua carreira? Espero que após esta leitura, você termine com algumas respostas a respeito do assunto e entenda como é importante trabalhar estas habilidades.

Começando pelo começo, habilidade cognitiva nada mais é que: a habilidade que o nosso cérebro tem de aprender sobre algo. A palavra cognição vem do latim e significa, conhecer, logo, habilidade em conhecer. Estamos falando, portanto, de processo de aprendizagem.

Não se trata de decorar ou memorizar, mas sim a capacidade que temos de assimilar determinado conhecimento. Em linhas gerais podemos dizer então, que o conceito de habilidade cognitiva se relaciona a como processamos dados para desenvolver compreensão, percepção e integração de nossas atividades.

São consideradas habilidades cognitivas: memória, foco, atenção, percepção, todos estímulos que devem ser trabalhados desde criança. É preciso que na formação do ser humano cada parte dessas habilidades seja estimulada em momentos certos, permitindo uma maior capacidade de adaptação.

Quando crescemos, todas essas habilidades cognitivas se transformam na maneira como nosso cérebro consegue interpretar o mundo em que vivemos. É por isso que associamos memórias aos nossos sentidos, quando um cheiro lembra alguém ou uma situação, o som nos remete a algo e quando usamos tudo isso para solucionar problemas, por exemplo.

Por que habilidades cognitivas são importantes?

Além da questão de percepção que formamos sobre o mundo, desde quando somos pequenos, a importância de desenvolver continuamente as nossas habilidades cognitivas está no fato de que, o mercado de trabalho busca pessoas que priorizam o processo cognitivo. Isso quer dizer, profissionais que buscam por meio de pensamento e avaliação de todo um cenário, em detrimento de levar em consideração apenas a parte técnica de algo.

Não à toa o Fórum Econômico Mundial cita essas habilidades como essenciais aos profissionais do futuro, se quiser saber mais sobre o assunto não deixe de ler: as principais competências profissionais que teremos que desenvolver para um futuro próximo.

As empresas buscam profissionais que sejam capazes de pensar em soluções inovadoras, relevantes, por meio de análises mais amplas, que só serão possíveis caso você tenha habilidades cognitivas desenvolvidas.

Dentro de uma empresa isso é de extrema importância para tomada de decisão, já falamos por aqui sobre o quanto o pensamento crítico é importante em qualquer setor, a inteligência emocional, empatia, criatividade, todos são fatores que impactam em nossas ações e possibilitam um melhor alcance de resultados na nossa vida profissional e pessoal.

Como desenvolver a aprimorar as habilidades cognitivas?

Com o objetivo de desenvolver e cada dia mais aprimorar nossas habilidades cognitivas é possível fazer algumas coisas relativamente simples para estimular esse processo. Vamos a elas.

  1. Reduza o estresse: parece que o segredo de muita coisa está nisso, mas a grande verdade é que está. Quando você está em um estado de estresse muito grande, sua capacidade de concentração é afetada e isso impacta no desenvolvimento das suas habilidades cognitivas. Busque tornar os ambientes em que você vive, trabalho ou casa, lugares mais agradáveis. Encontre atividades que você possa ter como válvula de escape para não deixar o estresse de afetar profundamente.
  • Aprenda coisas novas sempre: outra dica que parece um pouco óbvia, mas se nossas habilidades cognitivas estão ligadas diretamente a forma como vemos o mundo, estar em constante processo de aprendizagem ajuda a desenvolvê-la. O seu cérebro fica digamos mais “potente” quando aprende coisas novas. Quando vamos a academia o músculo trabalhado não cresce? É mais ou menos assim com nosso cérebro também. Portanto, busque, exercitá-lo, faça algo novo, uma atividade não pensada, estudo, jogo, encontre algo que se identifique e busque aprender sobre.
  • Cuide da sua saúde: se habilidade cognitiva é sobre como pensamos e a nossa percepção do mundo, estar em dia com a saúde é parte essencial para conseguir aprimorá-la. Faça atividades físicas regularmente, tenha uma dieta balanceada, invista em ômega 3, pois esse ácido graxo é um dos principais constituintes dos nossos neurônios, hidrate-se pois o nosso cérebro é composto maior parte de água.

Veja, parecem medidas simples, mas que impactam diretamente na qualidade e aprimoramento das suas habilidades cognitivas. Se desafie diariamente a adotar uma ou um pouco dessas três medidas, e você vai sentir o impacto positivo no seu desenvolvimento.

Desenvolva também habilidades metacognitivas

Além dessas habilidades cognitivas que já foi falado, existe também as habilidades metacognitivas, igualmente importante. As habilidades metacognitivas são aquelas que temos quando controlamos os processos de cognição. Ficou difícil? Vou tentar explicar melhor.

Se você está vendo um filme, isto é uma habilidade cognitiva que você está exercendo, ou se está lendo um livro também. Mas quantas vezes fazemos isso sem realmente “prestar atenção” ou conseguir absorver o que está sendo passado? Agora quando você não só lê, ou assiste, mas pensa sobre o que está sendo passado com um texto ou filme, você está usando suas habilidades metacognitivas.

Quando você consegue desenvolver esse processo de pensar sobre o que está pensando, consegue também criar estratégias mais efetivas para compreender melhor o assunto tratado e consequentemente aprender mais com tudo isso.

A junção do desenvolvimento de habilidades cognitivas e metacognitivas, faz com que nós como seres humanos, possamos aprimorar a maneira como solucionamos problemas, controlamos emoções, fazemos avaliações dos fatos, e entendemos coisas mais complexas.

Além disso, ter todo esse desenvolvimento caminhando junto, faz com que nos adaptemos melhor as novidades, as nossas vidas e ao nosso trabalho.

Você acredita que desenvolve suas habilidades cognitivas regularmente? Como você faz isso? Compartilhe nos comentários.

2 comentários em “Habilidades cognitivas: saiba o que são e como elas impactam na sua vida e carreira”

Deixe seu comentário