Saiba como o marketing digital no metaverso pode ampliar oportunidades

marketing digital no metaverso

Nosso bate-papo sobre o metaverso continua, e no mesmo caminho de entender como as relações com o cliente irão mudar neste cenário, o marketing digital, principal responsável por traçar essas estratégias, irá na mesma direção.

Se o marketing digital já tem por definição trabalhar um conjunto de ideias com foco na promoção de uma marca no ambiente online, o marketing digital no metaverso promete trazer ainda mais oportunidades a serem exploradas, afinal o universo é de imersão online.

Com já sabemos (ou pelo menos acreditamos), o metaverso irá mudar a forma como enxergamos o consumo, a relação será muito mais próxima, imersiva e totalmente virtual. Desde o relacionamento até a compra em si, se já estamos acostumados com o online e compras virtuais são uma realidade crescente, para o marketing digital no metaverso isso abre uma janela ainda mais ampla para se trabalhar.

Vemos o grande fenômeno que o marketing digital conseguiu através das redes sociais. As vendas se tornaram extremamente relevantes e com potencial de crescer ainda mais, tanto que Facebook e Instagram já tem seus próprios marketplaces. Isso sem contar as inúmeras empresas que trabalham suas marcas de formas diversas por lá.

Agora faça um paralelo, se hoje, muita das vezes usamos dessas redes sociais para conhecer mais sobre determinada marca ou produto, imagina você poder ter a imersão de experimentar e adquirir o que deseja no mesmo lugar? A facilidade e proximidade que isso traz irá causar mudanças na forma de fazer o marketing digital que conhecemos.

Outro exemplo, ao fazer um evento para promover determinada marca ou produto, podemos pensar as inúmeras alternativas que o marketing digital no metaverso terá. Hoje já é possível participar de muitos eventos que propõe essa interação entre o físico e virtual para atrair o cliente, embora com as devidas limitações, como, tamanho do evento, meios de transporte, local, no metaverso isso se difere, já que a experiência será 100% virtual e a compra também, diminuindo os obstáculos.

Será possível além dos eventos, criar um próprio espaço da marca, uma comunicação contínua e a chance de aproximação com essa interação imersiva aumenta, já que a distância entre marca e cliente diminui. A marca, produto, não estará simplesmente exposta para venda em uma vitrine, será uma experiência criada e o encantamento do cliente para alcançar a conversão de vendas é maior. Um caso que já é realidade no metaverso é o da Nike que criou a Nikeland, um espaço todo virtual para que o cliente tenha o contato com a sua marca e possa comprar seus produtos.

Uma outra oportunidade de ouro para ser trabalhada no marketing digital no metaverso será justamente lidar com as emoções dos consumidores, fato que no mundo físico acaba tendo suas limitações, mas tendo como aliado, por exemplo, a realidade virtual, avatares, cria-se um momento único, capaz de despertar diversas emoções que influenciarão diretamente na decisão de compra.

A visibilidade da sua marca com o marketing digital no metaverso perderá fronteiras, afinal as campanhas serão feitas para onde desejar sem empecilhos que encontramos dentro do marketing tradicional.

Com a proximidade dessa relação será possível também realizar uma análise maior sobre como o seu público está se comportando dentro desse mundo virtual de maneira rápida, e assim poder direcionar e corrigir eventuais pontos, para ter respostas mais assertivas.

Ainda pensando em diminuir erros durante o processo dessas campanhas, outro fator relevante do marketing digital no metaverso é a possibilidade única de uma nova forma de coletar dados e assim alcançar o engajamento que deseja com determinada campanha. As informações serão coletadas em tempo real, fazendo com que a jornada do cliente seja sempre trabalhada pensando e se adaptando continuamente as necessidades que o cliente demonstra.

Mais um caminho a ser explorado pelo marketing digital no metaverso é a produção de conteúdo, que já vem crescendo junto ao mercado de e-commerce e tem futuro promissor nesta realidade virtual. Enquanto no mundo que conhecemos o conteúdo é produzido por algum profissional, empresa, no metaverso além dessa forma, vamos poder lidar com o conteúdo produzido pelos próprios usuários, algo colaborativo, entre marcas e seguidores, o que reforça a ideia de aproximação e construção da marca junto ao cliente.

Como outros pontos que abordamos em nossas conversas anteriores o marketing digital no metaverso também é algo que está sendo construído, mas o que já se sabe são essas inúmeras oportunidades que podem ser ampliadas e o seu potencial, uma vez que este será um ambiente sempre ativo, o metaverso está ali, não para quando você “fecha a loja” ou “termina um atendimento”, a interação entre os usuários irá criar um engajamento diferente do que conhecemos, em um ambiente em que o cliente tem total liberdade para viver a experiência até a tomada de decisão.

Deixe seu comentário