Novos espaços de trabalho: recriando ambientes de trabalho e estudo à distância

Novos espaços de trabalho

Há não muito tempo trabalhar e estudar eram coisas que tinham local, data e hora determinados. Hoje quando pensamos nessas atividades, várias possibilidades vêm à mente. Estar em um escritório, sala ou uma fábrica não são mais essenciais para você exercer sua função.

Em relação aos ambientes de estudo pode-se dizer o mesmo, aprender não está mais delimitado a uma sala de aula. Novos espaços de trabalho e estudo são uma realidade e muita coisa positiva pode vir com esta mudança. Mas é importante entender como lidar com eles, os benefícios e as armadilhas deste novo cenário e é sobre isso que vamos conversar hoje.

Por que os novos espaços de trabalho surgiram e seus benefícios

A primeira coisa que justifica a necessidade dos novos espaços de trabalho é justamente a flexibilidade que ele traz. Com elementos como globalização, cooperação e inovação estar em um espaço físico limitado nem sempre é essencial.

As empresas entendem cada dia mais que a nova forma de trabalhar, também exige mudanças no “onde” eu trabalho. Quando trabalhamos de um ambiente remoto, por exemplo, eu consigo unir um diretor de uma empresa que mora nos Estados Unidos, e um de São Paulo, a geografia não é mais um elemento limitante. E essa possibilidade é extremamente agregadora. E quando penso no assunto, sempre me lembro do inspirador “Manifesto Nômade” escrito por Tom-B para a revista Macmania número 71, no começo dos anos 2000.

Além do modelo remoto e online, outra tendência entre os novos espaços de trabalho são os chamados espaços coworking. Estes escritórios compartilhados possibilitam a integração de diferentes empresas em um mesmo lugar.

A possibilidade de negócios aumenta, parcerias podem surgir. Sem contar que estes ambientes contam com toda infraestrutura necessária para o funcionamento de uma empresa, internet com alta velocidade, salas para reunião, espaços privativos, entre outros.

Outra forma de trabalhar e considerado um novo espaço de trabalho, são os escritórios virtuais. Neste modelo a empresa tem um endereço fiscal, mas não precisa montar um escritório. Conforme a necessidade aluga-se o espaço físico.

Estudos à distância

A realidade não mudou somente para a forma de trabalhar. Os novos espaços de trabalho, também são novos espaços de estudo. A questão que falamos anteriormente sobre se conectar com pessoas ao redor do mundo, vale também para esse novo processo de aprendizagem.

É o caso, por exemplo, de você poder aprender uma nova língua com um professor nativo ou mesmo se conectar com pessoas do país que falam a língua estudada para intensificar seus estudos.

Já falamos também sobre a flexibilidade que esses novos espaços trazem. Não ter que necessariamente ir a um espaço físico para estudar traz o ambiente flexível também para esta atividade. Você não precisa estar necessariamente na mesma hora que o professor para assistir uma aula, conseguir fazer no seu ritmo um curso tão desejado, são alguns dos benefícios do ensino à distância.

Importante lembrar que é preciso ter disciplina e se programar tanto para os estudos, quanto para o trabalho fora do escritório. E para isso é essencial um ambiente adequado, o que você verá a seguir.

Como criar um home office ideal

Primeiro ponto para criar um espaço de trabalho e estudo dentro de casa é analisar qual espaço você terá mais tranquilidade. Você precisa sentir bem neste local, confortável e ser reservado para que você consiga realizar suas atividades.

Além disso, é essencial que ele tenha uma boa iluminação. Para garantir isso, além de iluminação natural e luminária de teto, aposte em luminárias para sua mesa.

Se você mora em casa pode pensar no seu home office algum lugar externo, já para apartamento, sacadas também podem ser otimizadas. Agora se o seu espaço é pequeno, o ideal é adaptar o cantinho do home office na sala ou até mesmo no quarto. É preciso só ter um cuidado e se atentar que aquele seja seu espaço de trabalho e estudo. Para isso, invista em prateleiras, objetos organizadores, setorize seu home office.

Com tudo isso que foi falado, podemos concluir que dificilmente esta será uma tendência que volte atrás. A pandemia acelerou o processo de pensarmos nos novos espaços de trabalho e estudo. Tivemos que nos adaptar da noite para o dia e ainda estamos aprendendo com os desafios dessa nova realidade.

Vale lembrar que não é porque você está trabalhando ou estudando da sua casa, que seu compromisso deve ser menor. Se organize, defina horários para começar e terminar sua jornada de trabalho e estudo.

Busque sempre o equilíbrio e crie medidas que ajudem a potencializar a sua produtividade.

E você o que acha de trabalhar e estudar em novos espaços? Isto já é uma realidade em sua vida?   

Um comentário em “Novos espaços de trabalho: recriando ambientes de trabalho e estudo à distância”

Deixe seu comentário