O que são soft skills? Por que elas são importantes

soft skills

Se você está buscando atualização para se manter competitivo no mercado de trabalho, provavelmente já ouviu falar dessas duas expressões: soft skills e hard skills. Ambas vêm do inglês e significam habilidades que você precisa ter no ambiente de trabalho.

As chamadas hard skills são habilidades técnicas e mensuráveis, por exemplo, você falar um idioma com fluência ou dominar o uso de determinada ferramenta. Já as soft skills são as habilidades “leves”, que estão relacionadas a interação com o outro, e é sobre elas que vamos aprender mais hoje.

São consideradas soft skills a empatia, criatividade, pensamento crítico, comunicação, liderança, ética, atitude positiva, e tantas outras habilidades e competências relacionadas a inteligência emocional. Todos esses fatores definem um profissional que vai além da capacidade técnica de determinada vaga e por isso são tão valorizados no dia de hoje.

Essas soft skills precisam ser desenvolvidas ao longo da vida, e por isso muitas vezes um profissional recém-formado com toda capacidade técnica que uma vaga exige, nem sempre consegue garanti-la, pois lhe falta as habilidades associadas a inteligência emocional. Por isso o quanto antes você entender a importância e trabalhar no desenvolvimento dessa inteligência, mais cedo irá garantir caminhos para alavancar sua carreira.

As soft skills definem os traços comportamentais que o profissional terá com a equipe e diante das situações, por isso eles são igualmente importantes as hard skills, ou competências técnicas. São elas que ajudam no foco, motivação, relações interpessoais de qualidade e todos esses fatores impactam em um ambiente mais produtivo.

Como desenvolver soft skills?

Apesar de nem sempre serem aprendidas na sala de aula, sim é possível desenvolver soft skills. Antes de qualquer coisa você precisa buscar se conhecer bem, assim ficará mais fácil entender quais são seus pontos fortes e os que precisa desenvolver. Vamos algumas dicas de como fazer isso.

  • Autorregular

É quando você conhece, entende e administra suas emoções, sabe como vai lidar com determinadas situações. A partir disso você sabe qual será sua reação quando algo acontecer, uma vez que você é consciente disso, saberá reagir pensando criticamente antes. Suas decisões não serão tomadas no impulso. Treine seu cérebro para isso. Uma boa dica é investir em meditação.

  • Gerencie seu tempo

Faça perguntas a si mesmo, isso é urgente? Posso deixar para depois? Assim você saberá priorizar o que precisa ser feito agora, e o que pode esperar e ficará mais fácil gerenciar o seu tempo. Com isso em mãos, comunique sua equipe ou os colegas que trabalham com você.

  • Feedback é importante

Isso vale não somente para o seu superior, mas para as pessoas a sua volta. Peça feedback para os colegas de trabalho, amigos, familiares, pessoas que conhecem seu lado pessoal e profissional. Essa atitude vai te ajudar a avaliar os pontos que você pode melhorar.

  • Faça imersões

Quando estamos aprendendo uma nova língua, fazemos atividades com imersões ou até mesmo mudamos de país, certo? Para trabalhar nosso corpo, fazemos atividade física. O mesmo vale para soft skills, faça imersão. Você pode se propor a sair da sua zona de conforto, participar de projetos que te desafiem a isso, e treinar em situações que você precisa se colocar em xeque.

  • Busque referências

Sempre admiramos pessoas do trabalho ou fora dele. Aqueles que tenham competências que você admira e quer desenvolver ou que fazem um uso melhor delas. Alguém que seja um bom líder, que procura se dar bem com as pessoas, têm atitudes positivas e é sensato em suas decisões mesmo em momentos difíceis. Tire um tempo para observar o que elas fazem e como elas fazem. O que é diferente no comportamento delas que você pode implementar na sua rotina.

Todas essas habilidades quando desenvolvidas mostrarão um caminho melhor para sua vida profissional e um melhor convívio para sua vida pessoal e é por isso que elas são tão valorizadas. Procure por meio de pequenas atitudes e mudanças implementá-las e você verá o impacto positivo delas. Qual soft skill é a mais desafiadora de desenvolver na sua opinião? Compartilhe nos comentários.

Um comentário em “O que são soft skills? Por que elas são importantes”

Deixe seu comentário