Pensamento crítico: o que é, para que serve e como desenvolver

Pensamento crítico

Você provavelmente já falou esta frase em algum momento da sua vida: “eu agi sem pensar”. Isto está muito ligado a falta de pensamento crítico diante de diversas situações. Conseguir desenvolver e aplicar esta habilidade no seu dia a dia pode garantir um importante diferencial na sua vida pessoal e profissional. Isso porque quem toma decisões baseadas em um pensamento crítico, minimiza erros e enxerga com mais facilidade possíveis soluções.

Em linhas gerais o pensamento crítico é a forma como você reage quando analisa a situações, diálogos, conteúdos em que é exposto. Observamos, depois fazemos uma avaliação diante do cenário, e segundo argumentos, referências anteriores e motivos, fazemos um julgamento.

São características do pensamento crítico questionar-se constantemente, agir de maneira racional, analítica e proativa, sem contar a capacidade de não se conformar com o que é já se sabe ou situações que se vive.

Todas essas características  faz com que consigamos formar novas conexões, uma habilidade cognitiva muito comum ao período da infância, que lá atrás nos permitiu aprender, pois ligamos constantemente conteúdos gravados a novas informações.

Pode-se dizer então que o pensamento crítico é justamente o contrário da reação que fazemos automaticamente, ou sem pensar, e é por isso que ela pode ser desenvolvida.

Por que desenvolver o pensamento crítico

Quando você reflete qual caminho tomar antes de agir, sai do estado automático e se torna consciente do que é possível fazer e mudar, tanto para si mesmo, quanto para o outro. Segundo o educador Paulo Freire, desenvolver um pensamento crítico reflexivo forma pessoas capazes de saírem do estado de alienação e impactam sua realidade.

Uma vez que você entende o impacto positivo que ter esse pensamento pode trazer, você deixa uma série de comodismos de lado e passa olhar as coisas de maneira única, entendendo que somos seres em constante mudança e de que nós somos aqueles que a promovem. 

Como desenvolver este tipo de pensamento?

Como quase todos os hábitos que podem ser desenvolvidos, o pensamento crítico também requer trabalho constante e contínuo. Algumas medidas simples que podem ser incorporadas em nossa rotina nos fazem desenvolver o pensamento crítico. Veja algumas delas:

1 -Faça questionamentos – É muito importante que você se questione constantemente. Questione situações que você vive, problemas que você passa, como solucioná-los. Reflita com esses questionamentos, veja quais ações tomar analisando o contexto.

2 – Crie repertório – Isto é, consiga reunir o máximo de informações possível sobre o que está sendo questionado. Leia livros, opiniões diversas, pesquise na internet sobre o assunto, consulte especialistas. Com tudo isso em mãos você terá embasamento para analisar, fazer o julgamento e tomar a decisão de maneira mais assertiva.

3 – Controle sua impulsividade – Desenvolver esta outra habilidade está diretamente ligado ao pensamento crítico. Quando você consegue se controlar antes de tomar uma atitude, levará aspectos acima em consideração, irá se questionar sobre determinada situação-problema, “consultar” seu repertório adquirido, para por fim ser mais assertivo no que for falar ou fazer.

4 – Foco na eficácia – Se questionar, criar repertório, pensar antes de agir, não significa perder horas a fio sem chegar a lugar algum. Faz parte também do pensamento crítico saber onde se quer chegar, e, portanto, determinar prazos, metas com que o que está avaliando ou procurando a solução.

5 – Invista na inteligência emocional – Quando você entende e consegue lidar com suas próprias emoções, aprimora seu pensamento crítico. Saber onde estão seus preconceitos, estar disposta a olhar e aceitar de maneira diferente pessoas e situações também ajudam a construção do pensamento crítico.

6 – Saiba se expressar em diferentes meios – Coloque seu pensamento e argumento em discussão em diferentes círculos de convivência. Isso trará diferentes percepções sobre temas falados e situações vividas. Ainda que oposto do seu, entenda como é processo de pensamento do outro e o porquê de ele pensar assim.

Pensamento crítico na educação

Por todos os motivos que já falamos anteriormente, é claro que o pensamento crítico também é essencial no processo de aprendizagem. O educador precisa constantemente promover aos alunos questionamentos pertinentes a determinados temas colocados em pauta.

Uma forma muito bacana de desenvolver o pensamento crítico no ambiente de sala de aula é promover debates que possibilitem opiniões opostas, para que seja possível por meio da argumentação, conhecer diferentes pontos de vista sobre um determinado assunto. Isso faz com que os alunos vejam que não há só uma maneira de pensar e olhar sobre algo, e que não necessariamente exista apenas uma correta.

Para que essa discussão seja uma experiência enriquecedora os temas propostos têm que ser de importância e realidade do aluno que está participando da atividade. Adequar temas pertinentes a faixas etárias e interesses.

Benefícios do pensamento crítico

Por tudo que já falamos, você mesmo já deve ter notado os benefícios que desenvolver e criar o hábito de ter o pensamento crítico traz, mas vamos reforçar alguns benefícios desta habilidade.

Quando você desenvolve o pensamento crítico, incentiva sua curiosidade e consequentemente te faz buscar coisas novas, aprender constantemente. Desenvolvê-lo faz com que você aprenda e ensine ao mesmo tempo.

A criatividade também é outro ponto desenvolvido com pensamentos desta natureza e assim os ambientes se tornam mais propícios a mudanças e inovações.

Quando você desenvolve este tipo de pensamento se torna uma pessoa mais flexível e empática, pois tende a se colocar no lugar do outro para entender as situações e o que levou ela a pensar ou agir de determinada maneira.

Falando no aspecto profissional, uma pessoa que se utiliza deste recurso tem mais autonomia em desenvolver suas atividades, já que busca informações e embasamento antes de tomar decisões. Quando você aumenta seu repertório fortalece também o seu senso de liderança, consegue auxiliar mediação de conflitos, busca novas soluções e revê crenças limitantes.

Por esses e tantos outros motivos desenvolver o pensamento crítico é tão importante para sua vida. Saiba que os resultados de suas ações após conseguir pensar criticamente diante das coisas fará com que você tenha mais sucesso e seja mais assertivo.

Você considera que tem um pensamento crítico? Faz alguma coisa para desenvolvê-lo constantemente? Compartilhe nos comentários.

Um comentário em “Pensamento crítico: o que é, para que serve e como desenvolver”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *