Aprendizagem baseada em projetos em problemas (PBL). Experiências da PUC-SP

Esta semana tive prazer de participar de uma live com a Prof. Dra. Talitha Nicoletti e o Prof. Dr. Diogo Cortiz sobre aprendizagem baseada em projetos e metodologias ativas na educação.

A PUC-SP é a primeira universidade do Brasil a ter graduações como Design, Engenharia Biomédica, Jogos Digitais, Ciência de Dados e Inteligência Artificial 100% PBL, sem disciplinas, totalmente orientando a projetos e problemas.

Compartilhamos nossas experiências e analisamos o que dá certo e o que ainda temos dificuldades. O caminho é complexo e difícil, mas os resultados estão excepcionais. Não temos todas as respostas, mas compartilhamos nossas experiências e resultados. A live foi transmitida via YouTube e Facebook.

Veja como foi:

Os argumentos que constituem os diferentes discursos acerca dos produtores de jogos independentes

Os alertas de citações do Google Scholar é incrível. E quando receber uma citação em um bom trabalho é melhor ainda.

Sempre é uma emoção receber um alerta desses.

Compartilho aqui o trabalho:

Este estudo tem como objetivo avaliar os argumentos que constituem os diferentes discursos dos produtores de jogos independentes. Para alcançar este objetivo, foram acessadas três posições discursivas sobre o tema, sendo elas: o discurso dos produtores independentes, o discurso da mídia e o discurso dos grandes produtores de games. O arquivo está constituído por dados documentais e relatos de entrevistas coletadas nos principais meios de comunicação. Para tal, o período analisado para esta pesquisa foi de cinco anos, de 2011 a 2016.

Os resultados apontam para três formações discursivas, sendo elas: novas plataformas potencializam o mercado de games independente, preconceito e falta de incentivo à produção independente e falta de política pública impede a afirmação nacional dos produtores independentes. Aqui está o link.

A citação tem um errinho, pois o mestrado foi na PUC-SP.

Inovação e Tecnologias diante do Covid-19

Na próxima segunda-feira (18/05), 18h, estarei com o Prof. Edson Barbero e a Profa. Evelyn Cid em um #webinar sobre “Inovação e Tecnologias diante do Covid-19” na FECAP.

Mais informações no post abaixo e aqui: bit.ly/fecapcovid-19. Inscreva-se!

Veja como foi:

Ferramentas tecnológicas para o trabalho colaborativo

Tive o prazer, juntamente com o Prof. Dr. Mário Luís Ribeiro Cesaretti, de participar de um conversa com os docentes da PUC-SP sobre ferramentas que podem ajudar em nossa nova rotina na universidade em tempos de COVID-19.

Apresentei à equipe docente que participou do treinamento o Padlet, uma ferramenta online que permite a criação de um mural ou quadro virtual dinâmico e interativo para registrar, guardar e partilhar conteúdos de diversas mídias.

Funciona como uma folha de papel, onde se pode inserir qualquer tipo de conteúdo (texto, imagens, vídeo, hiperlinks) juntamente com outras pessoas. Vale a pena testar para sua aulas.

Aproveitei a ocasião e criei alguns Padlets que convido você a participar e colaborar: